Como funciona o Fies 2024?  

Utilizando o Fies 2024

Todos os anos centenas de jovens buscam uma forma de ingressar em uma instituição de ensino superior, uma boa opção pode ser o Fundo de Financiamento Estudantil, ou simplesmente FIES.

como-funciona-o-fies

Ele é um programa desenvolvido pelo MEC para facilitar a entrada de jovens e adultos brasileiros na graduação particular, dando a eles uma forma de cursarem seu ensino superior pagando pequenas taxas de juros que serão pagas ao longo do curso até concluírem e então a quitação do Fies 2024 poderá começar.

Essa é certamente a forma mais simples de falar sobre o Fies 2024, mas também é a mais vaga e por isso muitos acabam confusos sem saber ao certo como funciona a cobrança dessas taxas, como é efetuado seu pagamento e muitos outros detalhes.

Se você tiver alguma dessas dúvidas ou apenas esteja procurando um pouco mais sobre o programa então a primeira coisa que você deve entender é que o Fies 2024 é um programa de financiamento estudantil e não Bolsas de Estudos.

Isso significa que você terá que em algum momento que arcar com todos os custos de mensalidade de seu curso superior, compreendido essa parte você já poderá dar continuidade em descobrir ainda mais como funciona o Fies 2024.

A taxa de juros e o boleto Fies 2024

Uma coisa que deixa muitos estudantes preocupados é o valor da taxa de juros do Fies 2024, que no ano de 2024 possuirá três modalidades diferentes de acordo com a renda mensal familiar bruta de cada participante.

Com essa informação já podemos notar que você terá que ficar muito atento para saber em qual classe se encaixa, por isso preste atenção nas informações a seguir:

  • A primeira modalidade do Fies 2024 é voltado para os candidatos das famílias que recebem até três salários mínimos, nesta modalidade não há cobrança de juros. Saiba também que aquele que estiver inscrito nesta modalidade somente poderá possuir 10% de sua renda comprometida com o FIES 2024;
  • A segunda modalidade do Fies 2024 é feita para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, sua renda familiar deve ser de até cinco salários mínimos, sabendo que a taxa de juros será de 3%;
  • A terceira e última modalidade do Fies 2024 está disponível para todo o território brasileiro, sua taxa de juros ainda não foi definida e poderão se inscrever os estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Saiba também que a partir do ano de 2024 o valor do Fies será tirado automaticamente da conta corrente daquele que está como fiador oficial, dessa forma o programa procura reduzir o número de inadimplentes.

fies-como-funciona

Por ainda não sabemos o valor do juros da última modalidade apenas especula-se que este terá um valor menor do que o que costuma ser cobrado pelas instituições bancárias, por isso muitos acabam acreditando que será 8%.

Dessa forma é apenas dito que fique atento a sua inscrição ao Fies 2024, pois será por meio dela que você vai saber a porcentagem exata para a sua modalidade.

Apenas lembre-se que aquele que já tem sua inscrição ao Fies antes do ano de 2024, ou seja, uma inscrição mais antiga, não vai precisar seguir as novas regras, o seu contratado continuará normal conforme o que você decidiu antes. Essas regras somente serão aplicadas para aqueles que se inscreverem no Fies em 2024.

Como vai funcionar o FIES 2024

De uma forma simples é importante que você saiba que o Fies 2024 vai possuir algumas mudanças grandes relativas aos dos anos anteriores, isso se dá pelo fato que muita coisa precisou mudar nos últimos anos.

Por conta disso é necessário que você saiba que o Fies de 2024 vai ser descontado diretamente na folha de pagamento registrada do fiador, também deve ser avisado que aquele que quiser participar do Fies 2024 deve se enquadrar em uma das três modalidades descritas.

Alertamos também que o Fies 2024 vai seguir a mesma linha de raciocínio dos anteriores, isso significa que você ainda vai pagar a cada três meses um determinado valor e a cada seis meses você terá que renovar o contrato.

Apenas entenda que a inscrição ao Fies 2024 será totalmente gratuita, você somente vai pagar alguma coisa caso seja selecionado por uma das instituições, dessa forma você apenas vai ter que escolher a modalidade de contrato que mais te agrada.

Então se você ficou curioso e deseja participar do programa Fies 2024 apenas saiba que ia ter que ter certeza se o período de inscrição já está aberto e se cadastrar por meio de sua nota no Enem.

estude-pelo-fies

Procurando escolher com cuidado a melhor modalidade de contrato do Fies 2024 para você, dessa forma você não sairá prejudicado e poderá continuar fazendo seu curso livremente, apenas saiba que não haverá limites de mensalidades e que você ficará ciente do valor total do curso assim que assinar o contrato.



Mais informações acesse www.fies.net.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *