Fies 2024 Precisa do Enem?

Quais são as regras para participar do Fies 2024?

Muitos sonham em cursar o ensino superior em uma universidade particular, é certo que para a situação econômica atual de nosso país esse objetivo pode ser um pouco difícil, mas graças ao Fies 2024 esse sonho pode se tornar real.

enem-no-fies

O Fundo de Financiamento Estudantil 2024 foi criado para que os jovens de famílias de baixa renda conseguissem estudar em uma faculdade particular, sendo por esse motivo que se tornou tão popular entre todos os programas estudantis para cursos superiores que foram criados pelo Governo do Brasil.

Mas para utilizá-lo você vai precisar se encaixar dentro de várias regras e uma delas é que para se inscrever no Fies 2024 tem que ter feito o Enem no ano anterior ao de sua inscrição, ou seja se você deseja se inscrever no Fies em 2024 deve realizar a prova do Enem em 2024 e assim por diante.

E mesmo com as regras novas do Fies 2024 a escolha de somente poder se inscrever no Fies por meio do Enem continua, já que para muitas instituições, e também para os alunos, utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio como uma ferramenta facilitadora para a entrada de novos alunos.

O Enem e o Fies 2024

Se você deseja entender melhor como funciona a relação do Enem com o Fies 2024 saiba que é apenas por meio dele que você vai poder se inscrever no programa, já que a primeira coisa que irão pedir em seu cadastro Fies é o número de inscrição no Enem.

Vale apena dizer também que o método de seleção do Fies são as notas do Enem, ou seja, assim que você se cadastrar no programa do Fies 2024 suas notas do Enem serão utilizadas para a seleção das instituições que você se matriculou.

Explicando de uma forma melhor, o sistema de seleção do Fies 2024 vai utilizar a sua nota do Enem para formar a nota de Corte do Fies 2024, que por sua vez será a média de todas as notas para a classificação nas instituições do Fies.

Com este exemplo podemos observar que o Fies 2024 utiliza o Enem e suas notas como um sistema eliminatório para que consiga “peneirar” os estudantes e selecionar apenas aqueles que possuírem uma boa nota.

Facilitando assim o serviço de todo o sistema de seleção das universidades particulares que estão vinculadas ao Enem, já que além de fornecer as instituições o número de alunos necessários e ainda financiar o estudo deles, o Fies 2024 também fornece a eles um sistema de seleção por meio do Exame Nacional do Ensino Médio.

o-fies-precisa-de-enem

Dessa forma podemos notar que o Fies 2024 e o Enem trabalham juntos para o benefício dos jovens e adultos brasileiros que buscam o programa para conseguirem uma qualificação melhor, tanto no mercado de trabalho quanto na própria vida do estudante, já que alguns conseguem a tão sonhada gratificação pessoal ao se formarem.

A nota de Corte do Fies 2024

Como mencionamos lá em cima a classificação dos alunos no momento de seleção do Fies 2024 é dado a partir do valor de suas notas retiradas do Enem, elas são analisadas e aqueles que possuírem uma nota abaixo da Nota de Corte do Fies 2024 são desclassificados.

Ou seja, a Nota de Corte do Fies 2024 vai ser utilizada como uma forma de retirar os estudantes que estão com péssimas notas deixando apenas os que são “qualificados” para estudarem, o que facilita muito a vida das instituições particulares.

Saiba que ela é sempre calculada a partir do segundo dia do período de inscrição, já que neste dia já dá para se ter uma ideia melhor da média de todos os participantes, mas saiba também que a Nota de Corte do Fies 2024 vai ser calculada sempre até a finalização de sua inscrição.

Ao dizer esse detalhe você deve ficar atento sempre no sistema Fies 2024 para saber como anda sua classificação e se você não foi desclassificado por possuir uma média muito pequena, então tome cuidado.

Para se inscrever no Fies 2024

Como podemos observar para que você se inscreva no Fies 2024 será necessário o Enem do ano anterior, mas também existem algumas outras regras para que você consiga se inscrever no Fies de 2024.

Primeiro de tudo a sua inscrição ao Fies 2024 deverá ser feita dentro do sistema do próprio Fies, ela será completamente gratuita e você deve fazer isso durante o período de inscrição, ficando alerta com o cronograma do Fies divulgado na mesma página.

Para a inscrição não será feito nenhum outro tipo de esforço, com alguns minutos você consegue realizar sue cadastro no site e esperar ser selecionado, apenas alertamos caso você vá fazer isso em um computador público que tome cuidado com seus dados pessoais.

como-usar-a-nota-do-enem-para-o-fies

Saiba que as questões sobre documentação e o contrato do Fies 2024 serão tratadas apenas se você for um dos selecionados, então tome cuidado com a sua nota do Enem no Fies 2024 e boa sorte.



Mais informações acesse www.fies.net.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *