FIES Reclamações – Telefone

A onde fazer reclamações do FIES?

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa criado pelo governo federal para auxiliar os jovens brasileiros a conseguirem cursar seu ensino superior, disponibilizando um sistema para financiamento estudantil.

reclamando-por-telefone-fies-300x166

Por causa de seus benefícios o Fies se tornou uma referência para muitos jovens, já que ele permite que você estude sem precisar se preocupar com a mensalidade, pagando ela apenas depois da conclusão do curso.

Ou seja, o Fies é um programa que logo tomou a graça do público alvo, se tornando um dos principais meios para se conseguir ingressar na faculdade, mas infelizmente nem sempre ele consegue funcionar bem.

Seja por diversos motivos, o sistema não funciona, o boleto ainda não chegou, eu paguei a conta mas está dando invalido, esses são apenas alguns exemplos do tipo de reclamação que você consegue achar por ai.

É muito importante que você entenda que esse tipo de problema não costuma acontecer sempre no Fies, por isso quando acontecer busque a central de atendimento do Fies para reclamar.

Em alguns momentos seu problema poderá ser resolvido facilmente, mas em outros ele será demorado, então tudo vai depender do tipo de problema em que você se encontra.

Telefone para reclamações Fies

Então caso você esteja precisando realizar uma reclamação sobre o Fies saiba que existe um jeito bem prático, tudo o que você precisa fazer é utilizar o número de telefone do sistema Fies que é 0800 616161.

Apenas saiba que este número estará disponível apenas durante dias úteis e durante o horário de 9h as 19h, avisando também que na página do portal do Mec sobre o Fies você também poderá enviar uma mensagem para o sistema Fies fazendo reclamação.

Reclamando do Fies online

Como mencionamos ali em cima você ainda poderá realizar sua reclamação do Fies online, isso será feito na própria página do sistema Fies pelo Mec, tudo o que vai precisar fazer é acessar ao site e procurar a opção de “Contanto”.

Assim quando você clicar nela vai poder saber o número de telefone do Fies e também vai vê a opção de deixar uma mensagem online. Porém você deve entender que isso será feito através da página para atendimento do Mec, o que significa que vai precisar esta logado em sua conta.

Caso ainda não possuir uma vai precisar esperar a página abrir e clicar em “Cadastrar-se”, informando e-mail, data de nascimento, nome completo e mais alguns documentos importante, quando todo o cadastro for concluído você poderá fazer a sua reclamação ao Fies tranquilamente.

fies-atendimento-por-telefone-300x200

Como funciona o Fies

Apenas lembre que você deverá pagar algumas taxas simples do Fies enquanto estuda, como a taxa trimestral que é apenas um valor determinado pelo tipo de contrato que você possui, dizendo também que a taxa de renovação do Fies é semestral.

Mas não se preocupe, essas taxas de juros do Fies são baratas e todas vem em formato de boleto ou podem ser descontadas em folhas de pagamento (esta opção somente está disponível para aqueles que firmaram seu contrato Fies em 2024), então os custos de seu estudo serão baratos e você apenas precisará pagar a mensalidade após o prazo de carência.

Esse prazo de carência funciona da seguinte maneira:

  • Para o contrato antigo do Fies: Vai ser dado ao participante 18 meses de carência e depois você vai começar a pagar e quitar sua dívida;
  • Para o contrato novo do Fies: Vai ser anulado assim que você começar a trabalhar formalmente e será descontado diretamente de sua folha de pagamento.

Com isso em mente ficará mais fácil de compreender o sistema do Fies e evitar assim problemas desnecessários, por isso é importante que você leia o seu contrato e pergunte se houver alguma dúvida.

Também saiba que esse número de telefone serve para te ajudar caso você possuir alguma duvida em relação ao seu Fies, sendo assim um bom canal de informações e até mesmo de sugestões.

Saiba também que você poderá procurar a agência bancária a onde assinou o contrato Fies para resolver certos problemas ou apenas tirar dúvidas sobre seu boleto ou contrato.

Apenas é importante que saiba que se você está buscando mudar a data de vencimento de sua mensalidade ou algo semelhante você deve buscar o sistema Fies na época de renovação e solicitar o aditamento do Fies Não-Simplificado, é por meio desse método que você vai conseguir alterar os dados necessários.

Apenas saiba que você somente vai poder fazer isso a cada seis meses e para isso as taxas de juros do Fies devem estar pagas. E caso seu plano seja cancelar o Fies saiba que poderá fazer isso durante todos os meses, exceto dois, Junho e Dezembro.

fies-reclamação-número-de-telefone-300x225

É dito isso porque é a época mais atarefada dos sistemas escolares, então não tente cancelar seu Fies nesta época porque o sistema do Fies não vai disponibilizar essa função a você, nem adianta reclamar.



Mais informações acesse www.fies.net.br

3 comentários

  1. nos tempos de hj e o 0800 do fies não aceita ligação de celular, só de fixo. Um absurdo porque a classe que utiliza fies não tem condições de manter telefone fixo

  2. O fies não está realizando o cancelamento,ja fizemos o pedido junto a caixa econômica,ja fomos no fies na faculdade e ninguém resolve nada,todos os meses chega o boleto pra pagar,quero saber como fica? Ja que o aluno não utiliza mais o fies e se passa um dia do vemcimwnto começa as ligações ameaçando o contratante de inclusão do nome nos órgão de proteção ao crédito. Resolvam isso,são inumeros alunos prejudicados

  3. ORIVALDO PALMERO disse:

    Não há meio de contactar o FIES INFORMAÇÃO , PARA ACERTAR O CONTRATO , A PAGINA DE RECLAMAÇÃO ACUSA ERRO INTERNO ETERNAMENTE, POR FAVOR ONDE DEVO RECORRER SEM O MEIO DO TELEFONE?
    OBRIGADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *