Novas Regras do Fies 2022

O que mudou no Fies 2022?

O Fundo de Financiamento Estudantil realiza diversos contratos todos os anos para que os estudantes cadastrados em seu sistema possam estudar nas instituições particulares, mas infelizmente não são todos que conseguem arcar com os custos posteriores do Fies, o que causa os casos de inadimplência.

novas-regras-do-fies

Essa situação causa muitos problemas para o financiamento do projeto Fies, já que eles acabam investindo em algo que não terão retorno, por esse motivo as regras do Fies tiveram que mudar, dando assim ao ano de 2022 novas regras no Fies.

Isso significa que você precisa saber algumas coisas caso esteja planejando utilizar o sistema Fies 2022 para conseguir sua tão sonhada faculdade, mas não se preocupe, todas as mudanças do Fies 2022 foram para deixa-lo mais prático para todos os seus envolvidos.

Entenda que as novas regras do Fies 2022 afetaram a forma de contrato do Fies, a taxa de juros, as regras sobre a renda familiar e até mesmo foi criadas regras próprias dependendo da região do país a onde vive o estudante.

Por isso é bom que você preste muito atenção porque todas elas começam a valer no ano de 2022, apenas é dito que aqueles que tiveram seu contrato do Fies assinado até o final de 2017 podem ficar tranquilos porque as regras serão as mesmas, apenas aqueles que assinarem o contrato do Fies em 2022 que estará valendo essas novas regras.

O contrato Fies 2022

Muita coisa mudou no Fies em 2022, mas a mudança mais importante foi com certeza a forma de contrato do Fies 2022, antigamente o Fies somente possuía o contrato único, ou seja, era aquelas taxas para todos e não haveria diferença entre os tipos de renda familiar.

Mas agora o novo modelo de contrato do Fies 2022 é na verdade três, cada um feito para beneficiar um tipo diferente de situação, servindo assim para todos de uma forma mais prática e justa.

Apenas entenda que cada contrato do Fies 2022 vai ser a junção de todas as novas taxas e regras sobre a renda familiar dos participantes, por isso é importante que você consiga compreender elas em conjunto.

o-que-mudou-no-fies

O primeiro modelo de contrato Fies 2022 fornece aos estudantes de famílias que possuem até três salários mínimos a possibilidade de realizarem o Fies sem ter nenhuma taxa de juros extras.

Já no segundo modelo de contrato Fies 2022 é feito principalmente para os moradores das regiões de Norte, Nordeste e Centro-Oeste, aqui também estão inclusos as famílias que recebem até cinco salários mínimos. Lembrando que a taxa de juros para este contrato Fies 2022 será de 3%.

Para o último tipo de modelo de contrato Fies 2022 temos então a opção livre para todas as regiões, sendo um contrato liberado também para os estudantes das famílias que recebem até cinco salários mínimos por mês. Apenas saiba que para este contrato ainda não foi especificado nenhuma taxa de juros do Fies 2022, por isso você tem que ficar atento quando for assinar este contrato.

Por meio dessas informações você já poderá ir pensando em qual contrato será melhor para você fazer, também é necessário que você tome cuidado com essas novas regras do Fies 2022  para que não acabe sendo prejudicado em nenhum momento.

As parcelas do Fies 2022

Com todas essas mudanças nos contratos do Fies 2022 outra coisa também mudou, a forma de cobrança das parcelas do Fies, que antigamente era feita por meio de boletos que chegavam em suas casas através de cartas.

Mas a partir do ano de 2022 as cobranças do Fies serão pagas diretamente na folha de pagamento de cada um, isso significa que até mesmo após a conclusão de seu curso a cobrança do Fies 2022 será retirada automaticamente de sua folha de pagamento.

Entenda que esta decisão veio com uma forma de reduzir a inadimplência que estava crescendo durante o programa, é certo que muitos pagam realmente e fazem tudo direitinho, mas devido a crise muitas pessoas ficaram desempregadas e não conseguiram suprir as taxas do Fies, que acabava como uma conta que pagavam depois ou pagavam outras em vez dele, por isso foi criado essa regra.

Você precisa saber também que o valor das parcelas do Fies 2022 será de 10% ao máximo de sua renda mensal, isso para não prejudicar o estudante durante seu curso. Também é necessário comentar que o período de carência do Fies 2022 se encerra assim que você conseguir um emprego formal.

Diferente de antes, que tinha o período de carência se findando após 18 meses com o fim da conclusão do curso.

Outro detalhe importante é que assim que você decidir firmar o contrato do Fies 2022 você vai saber sobre todo o valor de suas mensalidades do Fies, um aviso prévio que antes não era dado aos estudantes cadastrados.

o-que-mudou-no-fies

Entenda também que não existe mais a regra de cursos prioritários no Fies de 2022, também não está sendo previsto nenhum limite para as parcelas. Muito diferente do anterior, que buscava como cursos prioritários os cursos de licenciatura, medicina e engenharia.

 

Mais informações sobre o FIES 2022

  • por-que-fies-150x150Vale a Pena Fazer o Fies 2022? Quais as vantagens do Fies 2022? O Fies 2022 é o programa de Fundo de Financiamento Estudantil, um programa criado então para o benefício da população mais pobre, fornecendo a eles uma […]
  • emitindo-boleto-fies-150x150Fies 2022 Boleto – Emissão Emssão Boleto do Fies 2022 Se você é um dos felizardos que conseguiram ingressar na faculdade por meio do sistema Fies 2022, ou apenas está a procura informações já que pensa em se […]
  • como-fazer-o-aditamento-do-fies-150x150Fies 2022 Aditamento O que é o aditamento do Fies e como usar? O Fies 2022 é o programa de Fundo de Financiamento Estudantil, criado no ano de 2010 para fornecer aos jovens de baixa renda a oportunidade de […]
  • como-funciona-fies-sem-fiador-150x150Fies 2022 Precisa de Fiador? Fiador para o Fies 2022 Desde a sua criação, que foi no ano de 2022, o Fundo de Financiamento Estudantil cresceu e se tornou um referencial para muitos jovens de baixa renda conseguirem […]
  • como-acessar-sistema-fies-aluno-150x150FIES Aluno – Login Acessando a página do aluno no FIES Se você conseguiu se cadastrar no Fies te daremos parabéns, pois é uma decisão muito importante que poderá te ajudar muito no futuro,  afinal cursar um […]
  • fies-reclamação-número-de-telefone-150x150FIES Reclamações – Telefone A onde fazer reclamações do FIES? O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa criado pelo governo federal para auxiliar os jovens brasileiros a conseguirem cursar seu ensino […]
  • como-fazer-transferência-de-cursos-150x150Fies Transferência de Curso Não quero mais este curso, e agora? Muitos brasileiros buscam o Fies para conseguirem o tão sonhado Ensino Superior, aqueles que são felizardos conseguem e começam a estudar, todos eles […]
  • medicina-no-fies-tem-como-150x150Fies para Medicina 2022 – Nota de Corte Estudar medicina pelo Fies 2022 Sendo sinceros muitos brasileiros sonham em ser médicos ou vê os filhos se tornarem médicos, afinal é uma profissão de respeito e muito antiga, dando assim […]
  • simulando-o-fies-na-caixa-150x150FIES CAIXA – Simulação de Financiamento Simulando o FIES 2022 O Fies 2022 é um beneficio para aquele que está planejando estudar em uma instituição particular, apenas lembrando sempre que o Fies não é um programa para Bolsas de […]
  • como-se-inscrever-no-fies-150x150FIES 2022 Inscrições Inscrição FIES 2022 O Fundo de Financiamento Estudantil é uma iniciativa do Governo Federal para auxiliar os jovens e adultos que buscam ingressar em uma faculdade particular, mas que não […]
Maiores informações sobre as inscrições, regras, aditamento do FIES 2022 acesse: www.fies.net.br

Um comentário em “Novas Regras do Fies 2022

  1. GOSTARIA DE SABER SE AQUELA TAXA DO FIES QUE A GENTE PAGA DE TRÊS EM TRÊS MESES NO VALOR DE 50 REAIS MUDOU O MODELO. POIS IMPRIMIR A TAXA PARA PAGAR NO INICIO DO MÊS 06 E NÃO VEIO AS INFORMAÇÕES CORRETAS NADA INDICANDO ALGUMA INFORMACÃO QUE É TAXA DO FIES SÓ VEIO O VALOR ESTOU NA DUVIDA SE PAGO OU NÃO. GOSTARIA DE RECEBER AS INFORMAÇÕES CORRETAS.
    GRATA PELA COMPREENSÃO TENHA UM BOM DIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.