Fies Transferência de Curso

Não quero mais este curso, e agora?

Muitos brasileiros buscam o Fies para conseguirem o tão sonhado Ensino Superior, aqueles que são felizardos conseguem e começam a estudar, todos eles assinam um acordo na qual se comprometem cumprir o acordo com o Fundo de Financiamento Estudantil.

fies-como-transferir-curso-300x234

Infelizmente muitos acabam notando que tal curso não é para eles, e nisso vem a vontade de fazer transferência de curso, mas a questão é como fazer isso através do Fies?

Saiba que é possível sim fazer a transferência de curso pelo Fies, afinal não pode acontecer de você continuar utilizando o sistema Fies quando você não está aproveitando o curso e nem pretende utilizá-lo quando se formar.

Afinal pode ocorrer de você não achar mais seu curso tão interessante assim ou até mesmo está fazendo esse curso mais por obrigação, de qualquer forma o Fies vai disponibilizar a opção para a transferência de curso pelo Fies apenas uma vez por instituição.

Sabendo também que para ocorrer a transferência de curso pelo Fies você deve se encaixar em alguns requisitos e seguir uma série de normas primeiro, por esse motivo alguns acabam desistindo, mas podemos te ajudar a compreender o quanto esta função de transferência de curso no Fies é simples e qual a melhor forma de realiza-la.

Por esse motivo fique atento a todas as normas sobre a transferência de curso do Fies, caso contrário você não irá conseguir este benefício.

Transferência de curso Fies: Requisitos

Como já foi mencionado ali em cima você precisa ficar atento a certas regras para conseguir transferir ser curso pelo Fies, compreenda que elas devem ser seguidas corretamente e se você possuir algum problema deve ligar imediatamente para a central de atendimento, o telefone é 0800 616161.

Sabendo disso você também deve ficar atento ao tempo em que está cursando e também se está com todas as taxas de juros devidamente paga, isso vai facilitar muito a sua transferência de curso pelo Fies.

Abaixo segue a lista de regras para você conseguir transferir seu curso pelo Fies:

  • O estudante somente poderá transferir seu curso apenas uma vez;
  • O estudante somente poderá transferir seu curso se ele for na mesma instituição que está estudando, ou seja nada de instituição diferente;
  • O estudante somente poderá transferir seu curso antes de completar os 18 meses de seu curso, por esse motivo pedimos que você preste atenção ao tempo que está estudando;
  • O estudante que esteja planejando mudar de universidade não poderá trocar de curso.

como-fazer-transferência-de-cursos-300x187

Vamos informar também que se você está planejando mudar de curso ou de universidade será preferível que você faça isso nos meses de Junho ou de Dezembro, então fique atento ao período correto para conseguir realizar a sua transferência de curso no Fies.

Lembrando também que para transferir de universidade no Fies é exigido que a sua nova instituição esteja participando do programa do Fies.

Também é valido informar que existem algumas outras regras para transferência de curso para aqueles que receberam a mensalidade parcial do ProUni, mas neste caso não será necessário que você o faça até os 18 primeiros meses, apenas lembrando que você somente poderá fazer isso única vez por instituição.

Como se transferir no Fies

A primeira coisa que você entender sobre transferir o curso no Fies é que isso poderá ser um pouco trabalhoso, então fique atento e siga as regras corretamente.

  1. Você deverá acessar a página oficial do Sistema Fies e logar em sua conta;
  2. Quando estiver lá dentro procura a opção “Aditamento Fies” e em seguida clique em “Aditamentos Disponíveis”, com isso você deverá clicar em seguida no “Transferência Integral”, vai abrir em seu computador a relação de semestres e você deverá escolher o semestre atual;
  3. Então se seu plano e se transferir de universidade no Fies você deverá buscar preencher corretamente os campos de “Instituição, local de oferta e curso destino”;
  4. Se você está buscando transferência de curso no Fies somente vai ter que copiar as informações de sua instituição atual nos campos pedidos e alertar sobre o curso;
  5. Compreenda que você vai ter que informar a data de desligamento, que pelas regras somente serão aceito os meses de Junho e Dezembro;
  6. Com esses campos preenchidos você deverá apenas preencher com cuidado o número total de semestres que você ainda vai cursar para que sua transferência seja aceita;
  7. Quando já tiver concluído a parte de preenchimento dos campos deve apenas clicar em “Gravar e Prosseguir”, mas antes pedimos que de uma conferida para ter certeza que está fazendo tudo certo;
  8. Você deverá ler novamente e então clicar em “Concluir”, eles fazem isso para você ter certeza que todas as informações estão corretas;
  9. Quando já tiver concluído essa parte basta que você imprima o comprovante de sua solicitação de transferência;
  10. Saiba que após você ter feito a solicitação, o seu pedido de transferência do Fies será analisado pela CPSA, apenas quando eles confirmarem você poderá conseguir sua transferência.

transferindo-de-instituição-no-fies-300x174

É importante dizer que essa autorização vai possuir um tempo determinado para ser aceita, então fique atento ao que vai ser informado para você através de seu comprovante de transferência do Fies.

 

 



Mais informações acesse www.fies.net.br

1 Comentário

  1. Informações defasadas! Quem contratou fies em 2018.1 não está conseguindo fazer a transferência pelo sisfies. Quando clica na opção transferência, aparece uma mensagem informando que esse procedimento agora deve ser feito através de um sistema próprio da caixa! Sistema esse que ainda não está pronto e também sem regulamentação interna! Ou seja, quem precisa fazer a transferência está sem como fazê-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *